Friday, October 15, 2010

Sobre " Cartas de Amor"


As cartas de amor deveriam ser fechadas com a língua;
Beijadas antes de enviadas.
Sopradas. Respiradas.
O esforço do pulmão capturado pelo envelope,
a letra tremendo como uma pálpebra.
Não a cola isenta, neutra,
Mas a espuma, a gentileza, a gripe, o contágio.
Porque a saliva acalma um machucado.
As cartas de amor deveriam ser abertas com os dentes.

(Fabrício Carpinejar)




À minha querida mãe, minha primeira professora, que me ensinou a juntar as letrinhas para escrever a palavra AMOR .(e também a escrever cartinhas para Papai Noel) :)

A todos os "mestres". E, em especial, aos heróis/reféns do sistema educacional do nosso país, em comemoração ao "Dia do Professor".





Um fim de semana de " paz , amor e sabedoria" para todos os amigos que me visitam.

Um beijo

Lau






Poema extraído do livro "Como no Céu/Livro de Visitas
", de Fabrício CarpiNejar, poeta e jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela UFRG, nasceu em Caxias do Sul (RS,em 23/10/72.Quem faz a apresentação desse livro é Millor Fernandes, que diz : "Vai. Lê ele. Devagar. Decifra-o. E ele te devora".
É autor dos livros:As Solas do Sol , Um Terno de Pássaros ao Sul , objeto de referência nos The Book of the Year 2001 da Enciclopédia Britânica, Terceira Sede (Escrituras, 2001), Biografia de uma árvore , entre muitos outros.
Imagem: "letters she loved"-by Pixdaus.

42 comments:

  1. cartas de amor são rídiculas, como diria Pessoa, mas quem nunca escreveu,


    abraço

    ReplyDelete
  2. Cartas de amor...Imagens que falam!
    Um abraço Lau! Bom fim de semana!

    ReplyDelete
  3. Deveriam mesmo,,,ser fechadas com o carinho maior,,,com o desejo,,,e com o caminho certo da paz...beijos querida e bom final de semana.

    ReplyDelete
  4. Uma homenagem bonita e sensível ao amor destes prisioneiros que nos libertam a mente.
    Quanto ao meu poema amiga, claro que tem meus aspectos,tanto que tenho alguma compaixão...rs, mas foi inspirado pelos nossos políticos.
    beijos

    ReplyDelete
  5. As cartas de amor...são fechadas com o coração e abertas...pela emoção!!
    Bj e feliz fds
    Graça

    ReplyDelete
  6. Vous êtes très sensible, sensuelle et parler de belles choses.
    Affection et d'admiration
    Vartan

    ReplyDelete
  7. Olá Lau,

    que lindo...

    O que encerra uma carta de amor...!!!

    Um beijo e que tenhas um excelente final de semana.

    ReplyDelete
  8. Coincidência, ou não, tbém hj postei algo sobre cartas... que bom receber uma nesse universo de blogs, orkuts e outras mídias...
    bj*

    ReplyDelete
  9. Belo poema, adorei. Desejo um ótimo final de semana. Bjs

    ReplyDelete
  10. Um grande beijo de otimo sabado pra ti querida...paz e carinho sempre.

    ReplyDelete
  11. Olá,Lau querida
    Gostei tanto do seu post que vou tomar a citação que fez para o meu Blog http://espiritual-cartadeamor.blogspot.com
    (farei jus à sua postagem, claro!!!).
    Passo também para agradecer a sua visita ao meu Blog, ofertar-lhe um selinho feito exclusivamente para meus seguidores pelas 30.000 visitas e dizer-lhe meu muito obrigada pelo carinho e amizade.
    Nosso trabalho honesto como blogueiro(a) engrandece o nome do nosso Criador.
    Tenha excelente fim de semana!!!
    Bjs

    ReplyDelete
  12. Querida amiga Lau!
    Fico sempre maravilhado, com os seus lindos comentários em meu blog, dá sempre um ar da sua graça,rrs O homem mesmo com os pulmões cheios de fume, de pó, de salicoso restos de polvora,ainda tem folgo para duas, destes têm elas a certeza que sempre furam alguma coisa. rrs

    Cartas de amor
    quem as não tem
    cartas de amor
    são grites de dor
    sentidos por alguém

    desconhece o autor

    Tenha o resto de um bom dia
    um beijinho com muito carinho,
    José.

    ReplyDelete
  13. Oi Assis, como vai? Assis, eu nunca escrevi um carta de amor.:) Até hoje, só a leitura labial/ocular do que eu disse sobre o amor, nada de cartas.:)
    Obrigada, poeta amigo, por sua visita sempre bem-vinda.
    Outro abraço.

    ReplyDelete
  14. Dora, também gostei muito dessa imagem. Mas nunca escrevi uma carta de amor, acredita? :)

    Beijos, amiga.

    ReplyDelete
  15. Olá poeta Everson, meu amigão, concordo com você. Adoro quando você fala em "paz". Aprecio tanto a paz. E como....
    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  16. Oi Angela, querida amiga, os mestres merecem nosso carinho, todas as nossas homenagens. Angela, eu senti que era sobre política,o seu desabafo. Conheço isso. Você sabe que, por pouco, não nasci num comício? Um dia te conto.:) Falando em política, acabei de chegar do cinema. Fui assistir "Tropa de Elite 2". Angela, o público aplaude algumas cenas. Pra você ver como todos estão revoltados com o "sistema", que é podre, corrupto e perigosíssimo, amiga.

    Um beijo e obrigada por estar aqui.

    ReplyDelete
  17. Ola Graça, querida amiga, amei o que você falou. Filosofou lindo sobre as cartas de amor. :)
    Graça, adorei seus arranjos e o buquê. Estou até pensando em casar outra vez só pra usar um buquê daqueles.:) Muito lindo.Parabéns!!!

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  18. Caro Doutel, você é muito gentil e incentivador. Um grande abraço e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  19. Olá Anônimo, olha só...desculpe(pardon) mas não gosto de conversar com anônimos.
    Merci

    ReplyDelete
  20. Olá Alma Inquieta, como vai? Saudade de você. Tenho muita dificuldade ao comentar seu blog. Demora horas para aparecer a página de comentários. Irei hoje ou amanhã lá outra vez. Muito obrigada pelo carinho e por estar aqui. Adorei!
    Um beijo

    ReplyDelete
  21. Olá Franck como vai? Minha escolha por cartas foi para homenagear os mestres que nos ensinaram a escrever e , em especial, minha mãe, que foi minha pimeira professora. O autor também é mestre. Acredito em coincidência. Aliás, aposto. Depois irei ler suas cartas. Quanto ao que você diz sobre as cartas nas redes sociais, recebi uma carta da minha netinha primogênita no facebook, por ocasião do meu aniversário, que fez chorar por horas. Linda. :)
    um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  22. Olá Phivos, como vai? Obrigada, amigo, pelo carinho. Phivos, está aparecendo no final dos meus comentários um link com o seu blog e eu não estou entendendo. Eu não apliquei nada disso. Estranho...
    Um beijo pra você e pra família.

    ReplyDelete
  23. Olá poeta amigo, "brigada', adoro seus votos , disse e repito. Sei que são de coração. :)
    Obrigada, tive um sábado bem gostoso.

    Beijossss

    ReplyDelete
  24. Olá Orvalho do Céu, obrigada e parabéns pelo seu blog. Que legal!!! Um sucesso, viu?

    Irei , sim , pegar o selinho. Muito obrigada. Continuemos na nossa empreitada, não é?
    Um beijo, amiga.

    ReplyDelete
  25. Olá José querido, pois é, hoje já estive em Portugal. Ah... José, você falou mal dos políticos,me esbaldei.Falei em minas de dinheiro e lembrei dos " heróis mineiros do Chile". Lembrei do "mineiro D. Juan",não foi? O cara é fera, José, repito. Mesmo embaixo da terra ele estraçalhava corações femininos que estavam "sobre" a terra".:):) Que coisa, né? Uma tremenda saia justa, como dizem aqui no Brasil. Pior que o mundo inteiro ficou sabendo da vida particular do herói. :)
    Você é o culpado das minhas "gracinhas",José. Você cria aqueles belos poemas satíricos... Tenho uma imaginação féééértil...:)

    Um beijinho pra você, pra namorada e pra netinha. Bom domingo.

    ReplyDelete
  26. Lau,
    Quando se fala de cartas de amor o meu pensamento poisa logo em Fernando Pessoa e naquilo que ele escreveu acerca do tema:

    Todas as cartas de amor são
    Ridículas.
    Não seriam cartas de amor se não fossem
    Ridículas.

    Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
    Como as outras,
    Ridículas.

    As cartas de amor, se há amor,
    Têm de ser
    Ridículas.

    Mas, afinal,
    Só as criaturas que nunca escreveram
    Cartas de amor
    É que são
    Ridículas.

    Quem me dera no tempo em que escrevia
    Sem dar por isso
    Cartas de amor
    Ridículas.

    A verdade é que hoje
    As minhas memórias
    Dessas cartas de amor
    É que são
    Ridículas.

    (Todas as palavras esdrúxulas,
    Como os sentimentos esdrúxulos,
    São naturalmente
    Ridículas.)

    Eloquente, não?

    Beijo :)

    ReplyDelete
  27. Very nice picture, and your blog is fun to read and watch. I like it very much. Come take a look Teuvo images www.ttvehkalahti.blogspot.com blog and tell all your friends also to obtain your country's flag to rise higher in my blog. A very good continuation of the autumn to you. Teuvo Vehkalahti Suomi Finland

    ReplyDelete
  28. Um belo domingo e uma otima semana pra ti querida...beijos.

    ReplyDelete
  29. Oi, minha querida Lau!!

    Tava lá no blog da Iracema, e vi você por lá, daí acabei despencando aqui...kkk

    Mas quem não gostaria menina, de receber uma cartinha de Amor, assim?
    Com gosto de beijo molhado, de quero mais, que te Amo, mesmo antes de abrir, de ler, o conteúdo, é claro, mais ainda emocionante...
    Chega dar saudade, ou não?

    Lindo querida!!

    Um ótimo domingo pra ti, querida Lau!!

    Com todo carinho

    Marcio RJ

    ReplyDelete
  30. Persuasiva, não, AC? Reconheço: sou ridícula. Nunca escrevi uma carta de amor, Ac. Só bilhetinhos...:)

    Um beijo, amigo, e obrigada pelo lindo poema do Grande Pessoa.

    ReplyDelete
  31. Welcome,Teuvo! Thanks for your visit and your words of encouragement to my blog. I will read your blog later.
    Bye

    Lau

    ReplyDelete
  32. Obrigada, amigo poeta Everson. Pra você também. O domingo pela manhã aqui no Rio de Janeiro foi delicioso.Deu para aproveitar uma prainha esperta e ganhar energia para iniciar uma nova semana. Espero que o seu tenha sido muito bom, amigo querido.
    Um beijo

    ReplyDelete
  33. Oi Marcio,como vai? Já vi que muitos apreciam cartas de amor. Com o advento da internet, surgimento do celular e outras tecnologias, essas "frescurinhas românticas" foram transformadas em e-mails, MSN , torpedos, e por aí vão...
    Vou te visitar mais tarde. Afinal, estamos no Rio de janeiro, pertinho, não é Márcio?
    Um beijo, amigo, e obrigada pela visita.Adorei!

    ReplyDelete
  34. Bendita hora em que se escreve uma carta de amor.

    Beijo, Lau.

    ReplyDelete
  35. Bom dia, Dade. Bendito seja. Atualmente, será um milagre.:)
    Obrigada pela visita. Adorei!
    Beijo,Dade.

    ReplyDelete
  36. Tudo que vivemos, quase tudo, é feito com rapidez, eficiência, e tino.
    Quando você escolhe alguém, que demoradamente olha, observa e reflete, as coisas simples como uma reles carta, se torna algo diferente aos nossos olhos.
    Ele faz com que passemos a valorizar um gesto, um olhar, uma cura. Tudo é original, originalíssimo, e apesar de velho como o tempo, se renova.
    Cantar o amor, em nossa época, é de uma coragem épica.
    São brilhantes os seus momentos. Incandescentes.
    Meus parabéns. E beijos.

    ReplyDelete
  37. Que poema lindo, remete aos desejos que devem ser escritos na carta, lindo mesmo, as atitudes com consonância com as palavras...... ^^ bjaooo BFF!sdd!!

    ReplyDelete
  38. Oi Djabal, estava sentindo a sua falta.:) Interessante , acostumamos mesmo com as visitas dos amigos. :) Obrigada . Verdade, tudo é feito com muita rapidez. Nem sempre com eficiência, digo isso no meu caso. :)
    Uma carta é gostoso mesmo de se receber. Minha filha, que mora fora, vira e mexe me pede uma cartinha, mesmo nos falando diariamente através de e-mails e packraid. Djabal, cantarei o amor sempre.
    Adorei sua visita. Obrigada, mais uma vez.

    Um beijo

    ReplyDelete
  39. Oi Rê, tudo bem? Saudade de você também, menino. Que coisa, não pode desaparecer, você sabe. :) Lindo, não é, esse poema? Sensual, também gostei.Gostei muito do seu comentário também. Obrigada. Vou lá te ver daqui a pouco.
    Beijos (bff)

    ReplyDelete
  40. Lau, pelo carinho como me recebia... por tudo, tudo.
    Obrigada.

    ReplyDelete
  41. Ai Epee, cadê você??????? Fui ao seu blog e não o encontrei. Não acredito, um blog tão lindo, com tanta sensibilidade, tanto bom gosto. Snif...de coração. Estou arrasada, Epee. Logo hoje, que estou super lábil. Machuquei meu olho esquerdo (falta de modos) e estou até com colírio antibiótico. Por isso que seu blog ficou no final da minha lista então, porque você não postou mais. Snif e beijos. Até...
    Com carinho e já com saudade:
    Lau

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)