Tuesday, February 7, 2012

" A Orquestra...Odiosa"


 É  uma orquestra desarmônica por excelência. O maestro faz o possível para lançar a discórdia entre os instrumentos, e extrai disso um belo efeito.A trompa e o fagote não se cumprimentam, e ambos vivem de implicância com o oboé, que por sua vez trata o clarinete com soberano desdém. A flauta doce desmente seu nome, recusando o diálogo com o corne inglês. E os violinos planejam sequestrar o contrabaixo. Trompas e timbales têm ar feroz. O mais, nessa mesma linha de agressividade.

Como pode uma orquestra assim povoada de desavenças alcançar tamanho êxito em suas audições ? O público ouve-a em religioso silêncio. Sucedem-se as tournées pelos Estados, e há convites do exterior, que ainda não puderam ser atendidos.

Devo afirmar, a bem da verdade, que a execução dos concertos é impecável, e, como cada instrumento deseja não apenas suplantar, como até expulsar os demais do conjunto, há competição acirrada em torno de quem é capaz de tocar melhor.

O rancor conduz a resultados sublimes, que a crítica não sabe como explicar. A orquestra apura cada vez mais suas ambições, e teme-se que no auge do esplendor ocorra um assassinato nas cordas.

(Carlos Drummond de Andrade)


Disclaimer: Não deixar que o rancor, o ódio, o ciúme  e a inveja dominem nossos melhores sentimentos nos tornam  pessoas mais  felizes. :) Isto quem diz sou eu : Lau  Milesi .


  Para acompanhar Drummond, deixo outra fera, Bob , o Marley.





Aquele abraço e uma boa semana !!

 Lau


                                                             Charles Dickens (niver)





Fonte: Editora Record- Carlos Drummonnd de Andrade. (link)

Aqui tem mais sobre Drummond, considerado um dos mais geniais poetas brasileiros do século XX.

 

                                                                       

Imagens: Quote Odious , by Tumblr.

Daily flower, by me.