Sunday, February 28, 2010

Parabéns , jovem senhora!!!

Se algum ponto do Novo Mundo merece, por sua situação e condições naturais, tornar-se um dia teatro de grandes acontecimentos, um foco de civilização e cultura, um empório do comércio mundial é, ao meu ver, o Rio de Janeiro. Não posso aqui reprimir essa observação.


(Johann Emmanuel Pohl, em viagem ao interior do Brasil nos anos de 1817 a 1821)


A história da jovem senhora que completa 445 anos hoje


(Morro do Castelo)

A previsão deu certo. Realmente a Cidade do Rio de Janeiro é um dos principais centros econômicos e financeiros do país. Uma cidade internacionalmente conhecida por seus diversos belos pontos turísticos,como o Pão de Açúcar; a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo); Jardim Botânico; as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (dentre outras); o Estádio do Maracanã; o Estádio Olímpico João Havelange, (popularmente chamado Engenhão);a floresta da Tijuca (maior floresta urbana do mundo); a Quinta da Boa Vista; a Ilha de Paquetá e seus famosos eventos como o Réveillon de Copacabana e  o Carnaval.   Tudo isto pode ser visto aqui.

A cidade do  Rio de Janeiro foi fundada no Morro Cara de Cão, na Urca, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.

Dois anos depois, por questões de segurança, a sede mudou para o Morro do Castelo, onde os 120 portugueses, comandados por Mem de Sá, derrotaram os franceses que ocupavam a área.

E até hoje, entre tantas outras questões,a segurança ainda é um dos problemas da cidade. Afinal, qual o fascínio desta cidade para nós, 6,2 milhões de habitantes, se a cada dia uma bala perdida, assaltos, chacinas, arrastões em plena luz do dia e em ruas movimentadas.

Uma cidade que já me levou à síndrome do pânico por presenciar, dentro de um carro oficial, um grande amigo e colega de trabalho  ser metralhado por um "bandido" sobre uma moto (e por pouco, muito pouco, não estaria aqui agora conversando com os amigos). Daí surgiu o Renascendo, vale lembrar. A uma chuva mais forte, bueiros entopem, ruas ficam alagadas e o  trânsito caótico. Sem contar  que  roda-se quilômetros e não se encontra um policial, sequer, para pedir ajuda.

 Uma cidade em que a matriz de transportes é totalmente invertida: o transporte de massa feito por ônibus, além de poucas linhas de metrô e trens de superfície.

Enfim, problemas de grandes centros urbanos, todos sabemos. Mas sabemos também que a nossa linda cidade foi eleita para sediar as Olimpíadas de 2016. Como brasileira e carioca da gema  quero acreditar que faremos o melhor. Se depender do povo, tenho certeza que será um sucesso.

Bem... depois dos desabafos- não se pode mesmo tapar o sol com a peneira, como  dizia minha avó, volto às homenagens . Hoje estou aqui para declarar meu amor por você, "cidade maravilhosa".

Aqui nasci e cresci. E aqui meus filhos nasceram , cresceram e multiplicaram. E não sei qual é o segredo que essa cidade guarda para manter essa jovialidade, toda essa beleza e energia aos 445 anos.

O Rio é uma festa atrás da outra. Mal o Carnaval acabou já estamos com outras comemorações. Desta vez é o seu aniversário.Vários eventos ocorrerão pela cidade.

E ela tem muito mais. Muito mais atrações a serem divulgadas do que os pacotes turísticos apresentam.

O destaque da cidade Rio de Janeiro não vai somente para o Carnaval e lindas mulheres com bumbum à mostra. Ao todo, são 92 espaços na categoria de centro cultural e afins, sem contar cerca de 80 bibliotecas (22 das quais são públicas) e os teatros e casas de espetáculos, que são aproximadamente 100.

Um outro ícone cultural da cidade é o Theatro Municipal, que, além de uma linda construção, oferece grandes atrações.

A cidade tem inúmeros cinemas, centros culturais, galerias de arte, museus...

Quem quiser conferir alguns dos 77 museus , fique à vontade.

 http://www.mamrio.com.br/
http://www.macniteroi.com.br/
http://www.museuscastromaya.com.br/exposicoes.htm
http://www.pacoimperial.com.br/
http://www.aamcrj.org/
http://www.museudarepublica.org.br/museu2.htm 


 Aí está um pouquinho da cidade do Rio de Janeiro .




"...Parabéns Rio 40 graus, Cidade maravilha...

 Purgatório da beleza ... E do caos ..." (Fernanda Abreu)


Um beijo para os amigos que passam por aqui e boa semana para todos.

Lau


Rio 40 graus(trecho da música de Fernanda Abreu)
(Palavras de Johann Emmanuel Pohl, traduzido por Milton e Eugênio Amado)
Informações : Riotur
Foto: Google

44 comments:

  1. Parabéns Rio de janeiro e um forte abraço em você minha amiga Lau.
    Ai que saudade de Botafogo!!
    Vivi bons momentos ai!!
    Beijão Lau!

    ReplyDelete
  2. Lau

    boa noite

    Adorei sua matéria sobre nossa Cidade. Verdadeira e ainda assim capaz de ressaltar o que o Rio significa para nós cariocas.

    Amanhã eu também publico uma matéria sobre o aniversário e os problemas do rio. Não podemos mesmo deixar passar sem registrar dia tão importante.

    VIVA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

    Um abraço

    ReplyDelete
  3. Já morei fora do Rio, mas realmente morar aqui é um privilégio... Parabéns!!! Muito legal o post... Beijos Roberta

    ReplyDelete
  4. Oi Lau
    Apesar de tudo, "O Rio de Janeiro continua lindo."
    Parabéns a ele.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. querida maninha, por mais que nossas cidades estejam violentas, mal-tratadas, deterioridades, fuchadas, mau-faladas, somos parte dela e ela de nós, estive aí há muito tempo, o rio é lindo, precisamos lutar para acabar com esse estado de coisas, são paulo, com o Kassab, melhorou muito, ele acabou com a poluição visual deu um trato na cidade, e o mais importante, não foge da raia, em quaisquer situação ele assume a adianteira, sinto a maior saudades da minha selva de pedra, mas acredito que não me acostumaria mais aquela agitação, não tem mais espaço para carros ou pessoas, minha sampa era outra, aí que saudades,
    A CIDADE UM GRANDE ABRAÇO, FELICIDADES CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO, QUE ELE GUARDE E ILUMINE A TODOS.

    PARABÉNS RIO - CIDADE MARAVILHOSA
    maninha uma semana de muita paz, bjs

    ReplyDelete
  6. Que felicidade é morar no Rio!
    Belo post, Lau, parabéns para as jovens senhoras! :)
    bjs

    ReplyDelete
  7. Também começo assim:
    "O Rio De Janeiro continua lindooooooooo...
    ALÔ! ALÔ! Teresina!!!Aquele abraço...."

    Lau! que bem escreveu, adorei pode crer...
    Outra coisa não posso esperar!!! Uma jornalista!!!

    Para o Rio de Janeiro
    Meus parabéns aqui vão
    Quatrocentos quarenta cinco
    Homenageando D. Sebastião

    D. Sebastião que desapareceu
    Num nevoeito sem igual
    Conta a lenda que o esperaram
    Com o nevoeiro o lembraram
    Mais, não apareceu em Portugal

    Gostei de conhecer a história
    Desse início atribulado
    E se hoje não há segurança
    Anda o povo angustiado

    Mas isso são problemas
    De qualquer grande cidade
    Em que infelizmente não se pode
    Andar na rua à vontade

    Associo-me à homenagem
    Que o Rio está a viver
    Aqui! Já é dia um
    Por isso quero dizer:

    Que nessa homenagem haja
    Quem se lembre dos oprimidos
    Porque com tanta euforia
    Muitas vezes ficam esquecidos

    Os pobres ficam também
    No canto a pedir comida
    Passa o rico e não liga
    Porque não está bem vestida(o)


    E que não haja desgraça
    Como a que comentou
    A Lau não vai esquecer
    Na memória lhe ficou!


    Sem culpa alguma se é morto
    Sem culpa algum ase cai
    Há tanta desgraça assim
    Como este Mundo vai!!!

    BEIJO
    Áurea

    ReplyDelete
  8. Peço desculpa.
    Onde escrevi nevoeito, quero dizer nevoeiro.O r estava ao lado...mas enfim!!!
    bjo
    Áurea

    ReplyDelete
  9. Eu queria só um pouquinho do calor que faz aí, tô com saudades do Verão, por aqui está um frio de congelar a alma. (foi só um desabafo)

    Parabéns para o Rio de Janeiro :)

    Beijo

    ReplyDelete
  10. Aaaaaah, hoje eu super gosto do Rio! Deve ser legal morar numa cidade e poder ir praia a qualquer momento, puft pronto, na praia rsrs... É uma cidade muito bela mesmo, eu gostaria muito de conhece-la, tenho medinho assumo, mas mesmo assim quero conhecer! Voce só esqueceu de falar uma coisiiiiiiinha do Rio: o sotaqueee! AAAAA! ahuhasuhsuhau! É muito fofo! Parabéns a cidade e a todos os seus moradores! Bjaaao!

    ReplyDelete
  11. Parabéns a todos aí.
    E amor não se explica, vive-se.
    Beijos

    ReplyDelete
  12. Olá Lau! Parabéns para a nossa querida Cidade Maravilhosa e Olímpica! Ela tem os seus problemas, mas, mesmo assim, tenho orgulho de ter nascido nela!

    Bjs!

    ReplyDelete
  13. A impressão que eu tenho, carioca exilado, é que os moradores da cidade, por conhecer o cotidiano de muito perto, têm uma visão mais crítica do lugar.
    Parece que tudo e todos quando visto de perto, muito perto, apresentam suas imperfeições. Uma acne escancarada.
    Aliás, é delas que somos feitos, todos nós. Não existe perfeição.
    Até o pai, até a mãe, por conhecer o filho de muito perto também tem suas ressalvas, mas tudo pela busca impossível da perfeição. Por querer melhorar sempre e sempre.
    Sendo assim, a cidade não deixará nunca de ser maravilhosa, desde que entendamos que a maravilha é isso: natureza, baía, lagora, praia e sol; pessoas passeando, poetas produzindo, cineastas filmando, gente trabalhando, cada um a seu modo.
    A violência, depois do assassinato do presidente americano diante da vista de todos, ao lado da sua mulher, não é mais exclusividade nossa. É uma filha do tempo presente.
    E a senhora? Ora pois, ela é jovem! De longe então, é serena e perfeita.
    Beijos e meus parabéns.

    ReplyDelete
  14. eu é que tenho orgulho de senter praça na tua cavalaria. assim seja. oxalá! beijo.

    ReplyDelete
  15. Sensacional bela homenagem senadora Lau.

    " Cidade maravilhosa cheia de encântos mil cidade maravilhosa coração do meu Brasil...."

    Parabéns a todos os cariocas pessoas de alma doce.

    Gostei do que o Andel disse.

    ReplyDelete
  16. Querida amiga Lau, é um verdadeiro presente que você nos concede com essa magnífica e gratificante aula sobre os primórdios desse "insight poético da natureza" que - demarcado por Estácio de Sá e profetizado por Emmanuel Pohl - transfigurou-se nesse maravilhoso conjunto geográfico-cultural.
    Parabéns a você e a todos os cariocas que se empenham em preservar todo o encanto que a Guanabara representa.
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  17. estamos ocupados estes dias com o nosso trabalho e não recebem muito tempo para vir aos blogs. Obrigado por todos os comentários. Hugs and Kisses da Índia

    ReplyDelete
  18. Sim, existe um pequeno presente para você, de nós.

    ReplyDelete
  19. Parabéns pra você também, então, Mariano!
    Se você já morou aqui deve concordar comigo, não é?
    Um beijo

    ReplyDelete
  20. Olá 007, obrigada pela gentileza. Irei conferir sua matéria hoje. Estive fora ontem e não passei por aqui.

    Um abraço

    ReplyDelete
  21. Olá Roberta, eu também já morei fora daqui e sentia muuuita suadade dessa cidade maravilhoa.
    Um beijo e valeu pela presença.

    ReplyDelete
  22. Oi Wanderley, é verdade, apesar de tudo a cidade é realmente maravilhosa. Mas Minas Gerais é muito linda, também. Na minha adolescência todinha, e mais um pouco, muitas das minhas férias passei em Minas.
    Um beijo, meu amigo.

    ReplyDelete
  23. Oi maninha Sueli , verdade o que você diz.Perfeitas suas considerações.
    Aqui, quem vem dando um trato é o Duda, na intimidade. Se você for ao final do meu blog, lá onde a Lua se esconde e muda de fases,[rs] você vai ver o prefeito do Rio com o meu varãozinho no colo. Ele se amarra no Elio.E vice-versa. E eu acredito nele,é um bom rapaz.E tem um lastro político respeitável.Pelo menos até agora.

    Um beijo e adorei te ver aqui.

    ReplyDelete
  24. Oi Ana!!! Primeiramente , parabéns para as jovens senhoras :) Gostei.[rs]
    É muito bom mesmo , não é Ana? Mesmo com essas mazelas todas que já conhecemos.
    Um beijo

    ReplyDelete
  25. Oi Áurea querida, e eu começo também dizendo: Alô, Alô Portugal, me aguarde, em breve darei uma pssadinha por aí.[rs]
    Adoro a sua terra também.
    Amei os versinhos, como sempre.Muito obrigada! Não precisa pedir desculpas por erros de digitação. O importante é você estar aqui, digo sempre.
    O filhão chegou e foi uma comemoração só.[rs]Por isso o meu atraso nas réplicas.

    Um beijinho e obrigada .

    ReplyDelete
  26. Fátima, e eu queria um pouquinho desse frio... Se bem que hoje no Rio de Janeiro está uma delícia. A temperatura caiu bastante. Ontem, estava dando 20 graus e hoje continua fresquinho.
    Só a chuvinha que é chatinha. Estou te esperando aqui, hein?[rs]
    Beijosss

    ReplyDelete
  27. Oi Rê, ué...você não é do Rio? De onde você é ? O sotaque do carioca é tido como sotaque de malandro, não é? Você não conhece o Rio? Caramba, quantas perguntas estou te fazendo. Mas como você disse que gosta de ler minhas réplicas, estou esperando as respostas.[rsrs]
    Beijosssss

    ReplyDelete
  28. Oi Angela, tudo bem? Resolveu seu problema no computer? Tomara que sim. Verdade, amiga, temos mais é que viver o amor. E nada de explicação, não é Angela?

    Beijos e obrigada.

    ReplyDelete
  29. Olá Ralph, estamos de parabéns, não é? Também tenho muito orgulho, apesar de tudo que contei sobre ela. Falando em Olímpica , seu amigo chegou ontem de Vancouver e adorou. Mas ralou, como sempre. O grande destaque desses jogos foi o Curling, não foi? Já viu a charge em que brasileiros aparecem praticando o esporte? Vale à pena.[rsrs] Isso o carioca tem de bom, não é? O brasileiro, de uma maneira geral.

    Um beijinho e obrigada.

    ReplyDelete
  30. Olá Djabal,você é carioca???? Por que está exilado? Que isso ..volta pra cá. Que dizer...a não ser que você esteja exilado em San Gimignano. Aí não deve voltar mesmo.
    Djabal, nem fale em presenciar. Só em escrever o que passei, tive taquicardia e suor nas mãos. A senhora cidade do Rio de Janeiro é jovem, mas muito maltratada e sofrida. São os "anti-wrinkle creams", como a beleza natural e o povo, que as tornam mais jovem, concorda?
    Um beijo e obrigada. Já vi que tem post novo.Mais tarde passarei por lá.
    Um beijo

    ReplyDelete
  31. O Paulinho , que bom te ver aqui. Imagine...eu que tenho orgulho de ter um "membro da família " tão querido e talentoso como você. Já te disse que você faz parte da minha família.Assim é e sempre será. Oxalá e Saravá !!![rsrs]
    Beijosssss

    ReplyDelete
  32. Lau parabéns para a tua linda cidade.
    Eu não conheço, ainda.
    Em novembro diante de um possibilidade de transferência para o Rio, meu marido perguntou ao Matheus o q ele achava de morar no RJ. O Matheus pensou e saiu com esta"para quê? para morrer baleado".
    Agora como uma amiga dele foi passear em janeiro por aí, ele tá pedindo para conhecer o RJ.
    Qd eu tinha 13 anos( a idade dele) jamais pensei no RJ como sinônimo de violência, e sim como um sonho lindo.

    ReplyDelete
  33. Olá Tricolor, nobre senador, tudo bem? Obrigada, mas sua POA é muito bonita também. Verdade, os cariocas são de paz.
    Quer dizer...nem todos.

    Quanto ao Andel, como você o chama, ele é muito generoso e um amigo protetor. Como você e o prefeito. O que o Paulinho fez por mim naquela época do bullying JAMAIS esquecerei.Ele que me alertou. E a força que você e o prefeito me deram na época também jamais esquecerei.Como outros amigos, reconheço.
    Os Três Mosqueteiros estão aqui e eu adorei ver vocês.

    Beijosss

    ReplyDelete
  34. Olá mestre e querido amigo Dalton! Obrigada por esse comentário poético-geográfico-cultural. A sua ex "Guanabara" continua linda, mesmo driblando os "insights" [rs]que a natureza e os órgãos responsáveis por sua manutenção aprontam com ela. A cada chuva mais forte, como disse no post, enche tudo.Sábado tivemos a mortandade de peixes na Lagoa. E agora está o maior jogo de empurra.Briga entre as algas (coitadinhas) e a Cedae.[rs]
    Mas a sua terra é liiiinda. Eu amo MG!!

    Tá vendo como você não pode sumir da web???[rsrs]Iria perder o aniversário da "Guanabara".

    Beijosss

    ReplyDelete
  35. Olá Sunshine &... eu que peço desculpas por não ter visitado você. Estive fora daqui. Obrigada pela visita. Vou enviar pra você um site super legal, que traduz bem melhor do que o do Google, O.K.? Depois irei lá no seu blog.
    Kisses and hugs from Brasil.

    ReplyDelete
  36. Olá Mariana, pode falar para o futuro presidente que nâo é assim também. A coisa está feia em todos os lugares. Tenho lido muitos casos de violência aí em POA, São Paulo, no mundo todo. O problema é que o Rio é muito visado. Crimes acontecem em todos os lugares, lamentavelmente. Melhorou ultimamente. O negócio é pegar esses bandidos e colocar todos em prisões rurais para acabar com a boa vida deles.
    Quando visitar o Rio me fale, quero conhecer vocês. Será um prazer.

    Beijosss

    ReplyDelete
  37. Olá Lau,parabéns para essa linda Cidade que é o Rio de Janeiro,e parabéns para a Lau,que gosta da sua Cidade, apesar de tudo o aque acontece por
    aí, a violência hoje é um pouco por todo o lado,
    eu vivo numa cidade, com vinte mil habitantes e há lugares na minha cidade onde eu já não posso passar,por causa da violência.

    Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil.

    Um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  38. Oi José, obrigada pelo carinho.Fiquei impressionada com o que você me conta. Violência numa cidade tão pequena. Que coisa!! Cuidado, viu?

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  39. Lau, eu tenho certeza q comentei este post.
    Será q não foi salvo? mas eu vi.

    ReplyDelete
  40. Estou ficando "cega", acabei de achar, e tb a tua resposta.

    ReplyDelete
  41. Shiii... Mariana, estou assim também. rsrsrsrs
    Beijoss

    ReplyDelete
  42. Lau, mesmo atrasada não posso deixar de comentar...
    Como carioca, agradeço a homenagem à nossa cidade, que apesar de tudo continua linda e maravilhosa.
    Sou carioca e não desisto nunca!!!
    Obrigada por sua visita e seus comentários sempre carinhosos, vou a procura dos selos.
    Obrigada! Bjsss

    ReplyDelete
  43. Oi Dora, desculpe não ter respondido a você antes. Que vexame, não tinha visto. Legal, então, somos vizinhas, somos cariocas.[rs]
    Nossa maltratada cidade é linda, não é ?

    Um beijinho e desculpe, viu?

    ReplyDelete
  44. Seu Blog é maravilhoso e essa postagem sobre o Rio de Janeiro está tudo de bommm!! Se você tiver tempo, visite o meu blog de viagem, que está em Inglês e em grego BRAZIL

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)