Wednesday, September 8, 2010

" Uma aromaterapia bizarra".


e um post enoooorme...


A aromaterapia, dizem os especialistas no assunto, consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Nos Estados Unidos, como também no Brasil, os spas misturam seus próprios óleos de banho, tocando o hóspede de uma maneira, que pode levá-los a memórias guar-da-di-nhas há algum tempo.Uma pitada de lavanda e alecrim, por exemplo, pode despertar um odor de um repelente usado em sua primeira viagem com mochila nas costas. Isso são eles que dizem nas propagandas (folders) que distribuem aos clientes. Nunca senti essa sensação. Senti, sim, certa vez, um bem-estar indescritível.

Mas um dia desses, senti um outro tipo de sensação e através de uma aromaterapia bizarra. A que fui submetida não tinha nada a ver com o doce cheiro de eucalipto ou da camomila (delícia, diga-se de passagem).Esse véu de fragâncias deliciosas foi substituído por uma vermelhidão, um calor no rosto e um constrangimento..., além de um perfuminho nada agradável.

Minha netinha mais nova, a gringuinha Leticia,quando em férias aqui comigo, se encantou com um brinquedo chamado "boneco fedorento". Até aí, só o nome soava estranho. Sabendo-se que avó é responsável por fazer todas as vontades dos netos, não fugi à regra e comprei o tal boneco. Achei o bonequinho uma graça e nem passou pela minha cabeça o que poderia acontecer.

Ao sairmos da loja de brinquedos fomos à uma clínica ortopédica para pegarmos um exame. Leticia, entediada (hoje em dia a espera é grande até para se pegar um exame)com o ambiente, não conteve sua curiosidade e aproveitou um "pico de distração" (bem comum) da avó, e liberou o boneco "cheiroso" . Vale lembrar que a gringuinha não tem muito contato com fazenda, sítios etc. Daí sua escolha ter sido por um boneco bem "da terra", digamos assim: o "Cid Cheira Estrume".


É... esse é o nome da figuraça aí acima. Abro um parênteses para aplaudir -de pé- a equipe de criação da fábrica do tal boneco. Que perfeição! Exala o que propõe com uma eficiência... e num raio de aproximadamente 10 metros.E o resultado, não esperado, foi que o ambiente ficou devidamente intoxicado. É horrível quando nos encontramos em situações embaraçosas e, pior de tudo, quando são criadas por nós mesmos. E eu- não -sabia- o- que - fazer.


Ainda bem que existem pessoas solidárias no mundo. Carioca então... é assim quando o assunto é assalto, enchentes,tombos... Um rapaz super simpático ao ver meu constrangimento, a gringuinha apertando o narizinho, assim como outras pessoas, se apressou a nos acudir. 

Segundo o salvador da pátria, a sobrinha havia comprado um desses "cheirosos" e a "fragância" era tão ou mais desagradável. E a solução seria guardá-lo rapidamente na caixinha que faz parte do kit fedorento.


Depois de "armazenar" o tal boneco, e de vááááários pedidos de desculpas, fiquei me perguntando o que leva um fabricante de brinquedos a pesquisar esses tipos de aromas. Que laboratório deve ter feito essa equipe de criação para nos trazer fragância tão perfeita?

O "Cid Cheira Estrume, descobri mais tarde, não é filho único e nem estragaria uma festa sozinho. Até porque ele tem uma legião de amigos/irmãos, como o "Vitor Vômito", o "Cid Lata de Lixo", "Nicolau Bacalhau", "Gaspar Gambá"."Maroto Bafo de Esgoto", "Saulo Suvacão","Pé de Chulé"," Billy Brocólis" e por aí vão... os vinte e quatro bonecos fedorentos .

Quando se conta um caso, ou um "mico" como esse, tem sempre alguém que surge com uma boa ideia.

Tenho uma pessoa na família(que não gosta de ser identificada... e nem de política), que me deu uma sugestão e ainda a classificou de providencial.

"Escolha um dos bonecos aromáticos e leve quando for convidada para essas reuniões políticas", disse ele. Prometi pensar...


Se bem que em se tratando de política, de período eleitoral/"reiro" o aroma exalado fica voto a voto com o Cid... É bizarro, também, concordam?

Um beijo

LM




E.T.

Falando em nada cheiroso, achei super interessante essa notícia. É do mês passado, mas a flor está viva e ainda pode ser observada. Cada uma que se vê...

Desculpem pelo longo post. Mas o spa digital ( 5 dias sem computer) a que fui submetida (sem o bonequinho, lógico) me deu uma saudade do blog , soltei a língua, ou melhor, os dedos ...


Saudade de vocês , também.

Beijossss , amigos.


Prometo, futuramente, falar sobre outras fragâncias, como " 1 million Paco Rabanne", 212 ; EDT Feminino (Carolina Herrera); Truth, (Calvin Klein) ; Light Blue(Dolce Gabanna); Coco Chanel.(Eau de Toilette). (Deliciosas, recomendo todas)[rs]

Imagens: Google - Aromaterapia / "Stinky" (Pixdaus) ; Boneco fedorento Cid Estrume , by L.M.

@Todos os direitos rservados

31 comments:

  1. O que é que falta inventar? os bonecos mal cheirosos até podem ser uma defesa contra indesejaveis, assaltos na rua ou até mesmo para uma prenda para aquela nossa "amiga"...que nos quer tanto bem...
    Já tinha saudades tuas.
    beijocas
    Graça

    ReplyDelete
  2. Querida Lau
    Quando cheguei aqui para entrar em teu Blog, surpresa........ Tu tinhas acabado de postar um comentário no meu último Post. É assim, eu aqui, tu lá, no entanto estamos na mesma casa em ou uma na casa da outra e ambas se encontrando. É o mundo da web. Que maravilha, se contasse de outro jeito ninguém entenderia, não acha?
    Não conhecia os "famosos"! Poxa, já não existe cheiros desagradáveis suficientes! Ri, tu não havia acreditado na proposta do produto.
    Gostei da sugestão ou de tua imaginação de onde colocá-los...... ka, ka, ka...
    Parabéns pelos sempre bem humorados post's onde um relato é expressado para divertir, meso quando em uma situação desagradável.
    É assim que podemos transformar os "fedores" em aromas de flores. RISOS
    Beijos, menina

    ReplyDelete
  3. Ah! Meu cheirinho predileto é o Light blue do DOLCE & GABBANA.
    Alguém me diz que eu estu sempre com cheirinho de "manhã".
    je, je, je....

    ReplyDelete
  4. Oi Graça, [rsrs] não sei o que me deu que resolvi escrever sobre esses bonecos. Eles me tiraram do sério, acho que foi por isso. Não entendi a sugestão que você me dá, sobre oferecer os bonecos à uma amiga. Por que, estão te perseguindo também ?[rs]
    De vez em quando aparece cada figura, não é ? Mas eu não estou nem aí...[rs]
    Beijos, amiga, e obrigada pela força.

    ReplyDelete
  5. Ah! Mas valeu a pena esse 'soltar de dedos'!! Uma crônica deliciosa, divertida e acima de tudo, informativa, desconhecia a existência de tais bonecos.




    !!!@
    Um beijo, cheirinho Carolina Herrera, Lau.

    ReplyDelete
  6. HAUhuhuhUHASUHAsuhasuahs. OMG!!! Eu nunca pensei que fosse dizer isso mas, como "hoje em dia" [aff, toh velho] os brinquedos evoluíram!!! hauhaushua, e pior que ter brinquedos assim é que alguém queira comprar hahahaah, é muito marketing mesmo neah! Gente! Até aquelas que fazem as necessidades tubo bem porque pode ensinar, mas e esse? rsrsrs, serve passar vergonha ahsuahuahuh... mto banho de ervas p vcs! rs Bjuuu!

    ReplyDelete
  7. Beijo carinhoso de linda quinta feira pra ti amiga querida...

    ReplyDelete
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, fiquei aqui pensando , se meus alunos descobrem esse boneco, eu tô ferrado, já pensou, isso em uma sala de aula? Quanto aos políticos, eles não iam importar mesmo, eles já fedem só de pensarem.
    Beijos

    ReplyDelete
  9. Oi Sally, que coincidência,não é ? A vida é assim, né Sally? Uma via de mão dupla. Você vem aqui, eu vou lá.[rsrs]
    Mas não levei o "boneco', viu?
    Sally, levei uma bronca da minha filha porque escrevi esse post. Mas logo dei uma "lembradinha" à ela.
    Decidi, de uns tempos pra cá, a fazer o que me "faz" bem e o que tenho vontade.Desde que não atinja ninguém, vida que segue... E esses bonecos, sinceramente, nunca tinha visto (e sentido-rs) nada igual. Que perfeição, amiga. Tenho um guardadinho para uma ocasião especial. Te garanto que vou utilizá-lo.Depois te conto.[rsrs] Tive que ficar com um deles,(comprei depois mais 3) porque a mãe da Ticia (minha filha) quase me matou quando viu os bonecos.[rs]A Ticia só levou o Cid e mais 2 que havia comprado.Lá na terra dela é tudo muito "fantasia" ou jogos como o "Wii", Playstation 2". Os americaninhos, amigos dela, vão amar os "fedorentos". Já amaram, ela me contou.[rs]
    Mudando de fragrância, também amo sair à rua de cabelo molhado e com um perfuminho (nada muito acentuado). Sou fanzoca de vários...[rs]Fazem um bem esses perfumes...[rsrs]

    Beijos, querida amiga.

    ReplyDelete
  10. Olá "epee" querida e talentosa. Gostou? Que bom "epee" ! Já não fiquei tão envergonhada de ter publicado esse post.[rs] Se bem que depois do vexame que passei tudo é ganho.[rs]
    Epee, senti o perfuminho Carolina Herrera daqui. Delícia...[rs]
    Vira e mexe lanço meu "olhar" sobre os seus LINDOs blog/escritos. Fico com uma vontade de teclar...[rs]Genial,sabia,seu blog.
    Beijinho e obrigada. Muito bom te ter aqui.

    ReplyDelete
  11. o frasco guarda
    a pergunta do sopro

    cristal

    substância do ar
    e toque

    A poesia está presente em todos os momentos, mesmo os mais dramáticos. Nós que andamos distraídos, pisando chão de estrelas.

    Quem sabe a netinha, criança iluminada, no intuito de apenas comprar um brinquedo para chamar a atenção e provocar risos, esteja mostrando que a ingenuidade do gesto revela muito mais ao poeta.

    Revela o verdadeiro sabor e fragância dos dias de hoje, escondidos com medo de responder a vero às perguntas não feitas.

    Parabéns à netinha, e ao pico de distração da avó. Revelou bastante dos dias atuais. Acordou uma série de pessoas para o odor escondido sob o tapete no salão principesco?

    Eu, por mim, aprendi a lição, e se fosse uma criança novamente andaria o tempo todo com o frasco/brinquedo aberto. Não, não o sou. Que pena, resta jogar golfe.

    Beijos e meus parabéns.

    ReplyDelete
  12. esse bonequinho é um autentico nojento, rs,rs

    beijo

    p.s. obrigado por tuas gentis palavras lá no mileum, rastro de cheiro bom, rs,rs

    ReplyDelete
  13. Olá amiga Lau!
    Você publicou o AROMATERAPIA, porque é uma pessoa bem humorada, assim dá para a gente rir um bocadinho, e descontrair, porque de tristezas está vida cheia, passou por uma situação um pouco embaraçosa, mas teve logo alguém que a socorreu, com um aromacombativo, aqui não sei se já há, mas como estamos em últimos em quase tudo, e capaz de chegar daqui a algum tempo, quando chegar vou comprar um porque às vezes estou em certos lugares, onde as pessoas merecem mesmo um aromazinho desses.

    um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  14. Olá amigo poeta Everson, obrigada. A-do-ro esses seus votos, já disse e não canso de repetir. Beijossss

    ReplyDelete
  15. Wanderley, nem pense nisso. Você não aguentaria a "fragância", te juro. Numa sala cheia,então, seria uma desgraça bem maior do que eu e Ticia causamos na antessala da clínica. O pior é que voltarei lá em outubro. Venho fazendo o controle da minha fratura (por sinal,melhorei bastante, graças a Deus). Estou pensando em levar uns incensos de alecrim e de camomila nesse dia.[rs]Só pra me redimir do vexame.
    Wanderley, não aprecio o "odor" da política. Nunca apreciei.[rs]

    Beijos, amigo querido.

    ReplyDelete
  16. Djabal, me senti mais tranquila com o fato do boneco fazer você me trazer e lembrar essa bela e sensível poesia do grande Amâncio. Vou te confessar uma coisa, amigo. Vejo poesia em tudo. Em crianças e com crianças , então,a poesia é mais linda ainda. É tão bom viver assim... Djabal,você deve saber que o Amâncio passou a maior parte de sua vida profissional nas redações dos jornais Folha de S.Paulo e do Estadão,não é? O cara era fera.Ou estou enganada sobre a autoria?[rs]
    Diz a linguagem popular que "quem conta um conto, aumenta um ponto". Fugi à regra, mais uma vez, meu amigo. Economizei "pontos" [rs] de constrangimentos, acredite. A cena era digna de ser filmada .
    A cara que as pessoas fazem, a "falta de espontaneidade" dos adultos chegam a irritar e é tão desagradável quanto à fragância do "fedorentinho". Ainda bem que encontrei uma alma boa e "sem juízo" (como a avó da história). O rapaz que nos acudiu, ria sem parar.

    É exatamente que você diz, o "principesco', (argh) na "burguesia",aquele sentimento de ser melhor em tudo (odeio gente metida à besta), de não pagar nunca um mico, então, rola na mesma proporção que o "crowdsourcing" no Twitter.[rs] Tenho certeza que alguns dos que estavam presentes à liberação do Cid, quiseram dar um rumo diferente ao acontecido.[rs] Mas não coseguiram. Administramos o fato numa boa e depois, ao sairmos de lá, eu e Ticia demos boas gargalhadas. Sugeri até que Ticia "liberasse" um do ramo de "meias" no voo de volta à terra de Obama. Quase fui enforcada depois pela mãe dela mas,no fim, sempre fica tudo bem quando se faz ( as besteirinhas) com amor e alegria, não é meu amigo?
    Djabal, vindo ao Rio, você já está convidado para uma partida no Itanhangá.[rs] Mas sem boneco "cheiroso", prometo.[rs]

    Um beijo,amigo,e obrigada pela força de sempre.

    Como escrevi...[rs] Estou de folga hoje e aproveitando...[rs]

    ReplyDelete
  17. Olá poeta Assis, gosto de pessoas espontâneas como você. Muito. É pra lá de "nojentinho", o bonequinho, Assis. É muito bizarro o "menino". Não me agradeça pelas palavras bonitas. Não sou eu quem as deixa lá, são ditas pela minha alma. Não sei "rebuscar" , comentar construções etc, até porque não sou "poetisa" (mandando pro alto o feminismo liguístico){rs]. Certa vez, ouvi o grande Gullar num curso na Casa do Saber aqui no Rio e ele disse exatamente o que eu queria ouvir. O poema é pra ser "sentido" e eu, acredite, sinto os seus. Adoro te visitar. Sem contar que você me encantou com sua solidariedade por ocasião do meu post à minha mãe. Só queria que o número "1001" fosse estendido.[rs]



    Beijos, amigo talentoso e bem humorado.

    ReplyDelete
  18. Oi José querido,como vai? Obrigada por compreender sua amiga. José, no sábado, li um artigo no Globo,sobre a melancolia epidêmica, esse mal da alma. Corro quilômetros da melancolia. Sou muito amiga da alegria. E estar com crianças é alegria na certa, não é amigo? Pagamos ( eu e a Leticia) um "mico", como se diz no Brasil, mas no final foi motivo de muita risada. E rir faz bem também à alma e à saúde.

    Nesse mesmo dia saiu uma matéria no jornal O Globo,falando sobre a ética da alegria e o fim da tirania. Essa última, a tirania, abomino. E você, pelos seus lindos versos-satíricos já vi que faz coro comigo.[rs] Somos rebeldes, não é José?

    Um beijinho, amigo querido.Beijos pra namorada e pra netinha também.

    ReplyDelete
  19. Olá, querida Lau,

    Obrigada pela visitinha- adorei! Ainda não voltei totalmente à Web, mas não qeuro ficar tanto tempo afastada dos amigos... Se a Bruxauva deixar, tentarei me comportar melhor - rsrsrsr.
    Lau, essa notícia do boneco é incrível - rsrsr. Essa de soltar o boneco em ocasiões políticas é muito boa. Fui conferir a flor Amorphop(...) - que é, de fato, exótica, no entanto, veja só: seu nome começa com "amor(...)".

    Beijos, saudades, carinho, Madá

    ReplyDelete
  20. Lau,
    Divertidíssimo este seu texto. Que venham outros, como sempre de ótimo e agradável perfume. Um grande abraço.

    ReplyDelete
  21. Adorei aromas são sempre interessantes, beijo Lisette.

    ReplyDelete
  22. Oi Madá, que alegria te "ver" de novo. Fui ontem ao seu blog e adorei saber das boas "news". Você sempre irradiou coisas boas.[rs] Já linkei seu blog e também o acrescentei ao meu post sobre "livros". Havia cometido uma injustiça , não por ser injusta, por esquecimento, pela correria do dia-a dia.

    Ter um blog é bom porque deabafamos, não é Maga? Esse boneco "cheirosinho" deu o que falar.[rs]

    Um beijo, amiga querida.

    ReplyDelete
  23. Olá Marcelo, depois do acontecido também curti o "mico". ]rs]E muito. Criança nos faz um bem, não é amigo? Obrigada por sua presença sempre amável, gentil.
    Um grande abraço, escritor talentoso.

    ReplyDelete
  24. Oi Lisette,tudo bem? Que bom que você gostou. Aromas agradáveis são apreciados, né Lisette?
    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  25. Madá, esqueci de registrar sua observação sobre o nome científico da flor "nada cheirosa". Pra você ver como nada acontece por acaso. Ela (a flor)deu sorte de cair nas mãos de um cientista que tinha amor de sobra, não é? A identificou nessa classe tão "amorosa".[rs]
    "Amorphophallus titanum", um coquetel poderoso, né Madá? [rsrs]
    Beijosss

    ReplyDelete
  26. Oi Lau , saudades..ando meio ausente , mas voltei!
    Querida quero ter a honra de te-la como minha seguidora em meu novo blog , acredito que vai gostar!!!
    http://caramelosechocolates.blogspot.com/

    ah...
    Somos irmãs, diferentes, mas com uma coisa em comum : queremos dividir nossos mimos, dicas, segredinhos, fotos, a gente por dentro e por fora !

    E vai ficar muito mais legal se você vier conosco !

    hug,

    Lulú & Sol

    ReplyDelete
  27. Oi Lau,

    Passando para uma visita... O blog continua um charme ! Bj e até a qualquer momento.

    ReplyDelete
  28. Beijo carinhoso de um sabado cheio de poesia e serenidade pra ti.

    ReplyDelete
  29. Olá Lulu, saudade de você, menina. Que bom receber sua visita!!! Mas é claro que seguirei seu blog e da So. Eu não sabia que vocês eram irmãs. Que legal! Adoraria ter uma irmã..[rs]
    Desculpe não ter respondido antes. A praia estava uma delícia, só cheguei agora.

    Um beijinho e já estou indo lá.

    ReplyDelete
  30. Ô Úrsula, que prazer receber você aqui!!! Ando em falta com você, sei.Mas não estou sabendo "trabalhar " meu tempo. Peguei um trabalho também que anda me consumindo o pouco do tempo que ainda tinha. Já estou into te visitar e vou te contar uma que você não vai acreditar.[rs] Que coincidência...ou sincronicidade...
    Um beijinho e obrigada pelo "charme"[rs]

    ReplyDelete
  31. Oi amigo poeta Everson, obrigada pelos sinceros (sei que são)[rs] votos. Preciso mesmo de serenidade hoje, e como. Começo uma tarefa importante daqui a pouco.[rs]
    Um beijo, amigo querido e gentil.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)