Thursday, May 17, 2012

Cough,cough,cough... trinta e três...




Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
-Diga trinta e três.
-Trinta e três...trinta e três...trinta e  três...
-Respire

- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
-Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
-Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
(Manuel Bandeira) (link)

    xxx


"Pneumothorax"

Fever, hemoptysis, dyspnea and nocturnal sweats.
An entire life that might have been but wasn´t.
Cough, cough, cough.

He sent for the doctor:
-Say thirty-three.
-Thirty-three...thirty-three...thirty-three...
 -Breathe

-You have a hole in your left lung and seepage in the right.
- Well, doctor, cant we try a pneumothorax?
- No. The only thing to do is play an Argentine tango.

(Manuel Bandeira) link (no idioma)


(Ao meu  querido e saudoso pai,outro grande Manoel (com o),com  quem sonhei essa noite .
Virou estrelinha por causa do maldito tabaco).:(



Hoje deixo Al Pacino, conterrâneo de meu pai, in "Scent of a Woman".




Um beijo para os amigos que passam por aqui.

Lau




Fonte: Poetas do Brasil, uma seleção bilíngue, pág.220.

Imagem: Pixdaus (outra das minhas ,personalizadas e preferidas).

12 comments:

  1. Querida senadora forte abraço. Sentimos até hoje saudades dos nossos pais. E eu nas minhas andanças por hospitais tenho visto o sofrimento dos fumantes. Ando que nem Quintana por ruas da minha cidade pois mudei-me para Porto Alegre bem no centro. As cidades crescem e as pessoas não caminham mais elas voam. As praças meio que perderam sua finalidade principal na minha opinião. Mas tento vagarosamente saudosamente ver o que já não existe mais. O pipoqueiro está ali a criança corre mas tudo é tão diferente ou meus olhos estão mesmo nublados ou quem sabe as lágrimas da saudade não deixam-me ver que é outro tempo. Vejo as marcas do tempo só nas minhas lembranças pois que a cidade modifica-se a cada dia. Mas chega de saudades vivamos o agora pois que o minuto seguinte só a Deus pertence.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grande Tricolor, Poeta dos Pampas...você não imagina, falei em você esses dias com uma pessoa. Disse que você estava sumido. Bom te ver aqui. Parece até que meu pai te enviou.;)

      Tricolor, você sabe que não minto.Tive um sonho com meu pai muito lindo. Prá lá de lindo...e real.Um paradoxo, sei, mas foi o que senti. Daí o Manuel, que tem tudo a ver com ele, além de Bandeira ser um dos poetas que ele apreciava.
      Você falou em saudade e te "digo" :)que tenho muita dos meus pais, muita, muita; da minha vó(que curti muito) ; de um tio e de um amigo que virou estrelinha tragicamente. Vivamos o agora...e sempre...

      Obrigada pela visita e um beijo pra você e pra família.

      17/5/2012 13h51

      Delete
  2. Replies
    1. Oi prima, lógico que ajudo..imagine... Também já pertenci a esse clube. Quem me ajudou foi o primogênito, que se dizia envergonhado de ter uma mãe que fumava.

      Há dois anos , + ou, eu que tive vergonha de ter um filho que começou a fumar depois de adulto. Mas regenerou-se ...pra felicidade geral da nação.O que espero de você. :)

      Vou viajar o mês que vem e te trarei uns adesivos, "xa comigo". Beijo Love you too.
      17/05/2012 13h 58min.

      Delete
    2. Prima, leia há dois anos + ou -.
      Subway e teclas, já viu, né?
      :)

      Delete
  3. Dizem que o cigarro é o mal do século e eu concordo em gênero, número e grau.
    Minha mãe tinha parado, mas voltou. Esse vício é mesmo um dos piores de deixar.

    Uma abençoada quinta-feira.
    Um grande abraço.
    Tati.

    http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

    Att.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Tatiane, bom dia. Tenha o meu apoio irrestrito à sua opinião. Seja firme com sua mãe.Certamente ela é mais forte do que um punhado de ervas daninhas. Isso já está comprovado.:)

      Um abraço e um bom final de semana pra você.:)
      Obrigada por sua gentil visita.

      18/5/2102 9:31

      Delete
  4. Olá!
    Passei por aqui, para ver se ainda havia movimento na casa... :) E vejo que continua movimentada.

    Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Eduardo, bom dia! A casa está movimentada , a dona da casa é que anda "ligeiramente devagar quase parando" por falta de tempo.Mas arranjarei um tempo para retribuir sua gentileza.
      Um abraço e obrigada pela surpresa.

      19/5/2012 09h 02min

      Delete
  5. Olá amiga Lau!
    Eu também tive esse vício durante à algum tempo, e tinha a consciência, que não era bom para a minha saúde, fiz duas tentativas para deixar de fumar e à segunda resultou, eu sou persistente.
    Vejo que está tudo bem por aqui, pois que continuo assim. Um bom fim de semana,
    Um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá amigo José, você é um amigo consciente. Fez muito bem em deixar esse madito tabaco. Meu pai, lamentavelmente, preferiu enfrentá-lo. Por aqui está tudo bem...espero que continue.

      José, eu refiz seu comment porque eu havia cometido uns erros de digitação. Um beijo,meu amigo, pra você e pra família.Obrigada por sua visita e bom fim de semana!

      sábado, 19 de maio de 2012 21h47min

      Delete
  6. rsrsr e o erro continuou, Jose Felipe, os fiscais viram agora.hehehehe. Sorry, leia "maldito".

    Eu não faço cough, cough, porque sou ultra saudávelllllllllll. :)

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)