Friday, October 19, 2012

"Odisseia"


                                                                     
 (Tela- O Viajante -sobre o Mar de Névoa)

O amor foi à  função, bebeu, cantou e bailou, estava muito excitado, tiveram de levá-lo para casa e prendê-lo no quarto para que repousasse. No dia seguinte o amor cantou e bailou sem beber, e era sempre  primavera nos seus modos e falas. O amor,viajou, voltou, fazia piruetas, trocadilhos, esculturas, criava línguas e ensinava-as de graça.

Todos o queriam para companheiro, paravam de guerrear para abraçá-lo, jogavam-lhe moedas que ele não apanhava, gerânios que ele oferecia às crianças e às mulheres.O amor não adoecia nem ficava mais velho, resplandecia sempre, havia quem o invejasse, quem inventasse calúnias a seu respeito, o amor nem ligava .

Cercaram sua casa de madrugada, meteram-lhe a cabeça num saco preto, conduziram-no a um morro que dava para o abismo, interrogaram-no, bateram-lhe, ameaçaram jogá-lo no precipício, jogaram.

O amor caiu lá embaixo aos pedaços, mas se recompôs e foi preso outra vez, aplicaram-lhe choques elétricos, arrancaram-lhe as unhas, os dedos, o amor sorria e quando não podia mais sorrir gritava numa de suas línguas novas, que não era entendida.

E desfalecendo voltava à consciência, e torturado outra vez, era como se não fosse com ele. Quebraram o amor em mil partículas, e ninguém pôde ver as partículas.

Foi sepultado normalmente no fim do mundo, que é pra lá da memória.Ninguém o localizou, mas todos falavam nele, o amor virou um sonho, uma constelação, uma rima, e todos falavam nele, e ressuscitou no terceiro dia.

( Carlos Drummond de Andrade, o  Grande)



   Para acompanhar o romantismo de Drummond,
 deixo, hoje,"The Beatles".(link super legal)



E o Grande Vinicius de Moraes (link)que está comemorando hoje,  no céu,  seus 99 anos.



Bom fim de semana!
Um beijo
Lau
                                                                 


Recadinho:
Agradeço ao novo @migo que ficou por aqui. Seja bem-vindo!




Por questões éticas,os comentários foram preservados. 

Imagem: do pintor alemão ( link) -,Caspar David Friedrich,1818.

Fonte: Contos Plausíveis, de Carlos Drummond de Andrade, pág.122- Editora Record

14 comments:

  1. Ah, Drummond...
    Ah, o amor...

    Belíssimo, Lau !
    De uma sensibilidade única !

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi miga!! Só tenho a concordar. Vinicius canta em Tomara: "O amor é coisa mais divina#Que há no mundo#É viver cada segundo# Como nunca mais". E Drummond é coisa de louco.:)
      Beijo, e obrigada pela visita.

      Delete
  2. Replies
    1. É verdade. Drummond é meu pariceiro,como você bem disse num comment que me deixou certa vez.
      Obrigada, Fred.

      Delete
  3. "Lau Isso é lindo.... E por incrível que pareça tem muito a ver com um momento próximo passado meu.... Pela espiritualidade e pela bondade expressas muito me faz lembrar de seu pai, talvez não tenha aqui conhecido o texto; mas lá em cima (...ou sei lá onde?) tenha encontrado um amigo distante para trocar novas e profundas ideias. Se aqui ainda estivesse com certeza hoje já teria lido e curtido o belo texto. Beijoca e em breve vamos arrumar um tempinho pra trocar uma prosa ao vivo e a cores.

    E.T.Bateu um vento forte que até me deu arrepios.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu quem estou arrepiada.Vou sugerir ao google que baixe uma lei que obrigue parentes e pessoas que nos conhecem há muuuuuuuuuuuuito tempo a visitarem , pelo menos, uma vez no mês nossos blogs. Você acertou em cheio.Seu Milesi adoraria ler Drummond. Aliás, foi ele quem me levou a Drummond. Que bom que você gostou!! Fiquei foi impressionada com o vento que você citou e o arrepio... Estou com uma amigo blogueiro muito mal. E isso mexeu comigo. Vamos , sim, bater um papo. Estou adorando esse pulo do face pra cá.Obrigada. Beijosss

      Delete

    2. Leonor, foi só por o fone nos ouvidinhos e pintar Tom Zé: "Pois o amor é a coisa mais linda quando o vento trás". Pronto, pra tirar o mau agouro do Antonio,o meu amigo, coitadinho.

      Beijosss

      Excluir

      Delete
  4. Tanta maldade, tanta inveja, quanto maltrataram o Amor e ele sempre lá servindo de exemplo pra nós sermos iguais e nós o que fazemos? Sempre o tentamos destruir :(

    Agora ao ler este post fiquei triste... faz-me lembrar o quanto a humanidade ainda é podre! Faltando tanto para a nossa evolução e pureza originais.

    Beijo e bom fim de semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Menina Fátima,você não imagina o orgulho que tenho em ser sua amiga virtual. Oxalá essa amizade se tornasse real. Parabéns por sua lucidez!!Sua leitura me emocionou e a amigos que leeem meu blog.É exatamente o que você falou. A humanidade (alguns que fazem parte da...) são podres, se acham, sofrem da síndrome da onipotência, julgam, condenam, absolvem e , muitas vezes, você nem sabe quem são essas pessoas.Mas elas se julgam no direito de nos conhecer de deter(absorver) amizades etc. Enfim,"borderlines" com impressões digitais, tais quais àquelas que temos nas nossas carteiras de identidade.
      Abaixo a tirania, a ironia e a falsidade.Me empolguei.rs

      Um beijo e obrigada por sua visita e seu comentário tão inteligente e perspicaz. Vai pro meu livro esse. Se vai..:)

      Delete
  5. Replies
    1. Obrigada,caro Doutel.Compartilho sua opinião. Amei esse texto.
      Obrigada por sua sempre gentil e bem-vinda visita.

      Delete
  6. que coisa mais doida, estava arrumando meus cds (para a futura mudança) e resolvi ouvir alguns...entre eles vinicius em cy e tom zé (??????); pior de tudo estava sem internet pois o virtua prá variar saiu do ar e só agora voltou....por outro lado voce sabe que passo de quando em vez por aqui e não tinha visto sua sugestão... como diz nossa (sábia e incompreendida) narcisa "ai que loucura", o dia tá prometendo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Querida amiga Leonor, sua vinda aqui, certamente renderá ao "dadaísmo". Mas o que tenho a te dizer é que nada, nada é por acaso.Isto já dizia o Grande "Seu Milesi", E meu.:) Dedo dele ,pode acreditar.

      Beijossss

      p.s.acabei de ter uma notícia que me deixou com mais esperança. Até compartilhei com os amigos no face.A mulher (esposa acho careta) do Antonio disse que ele reagiu a uma palavra dela. Que bom!! Graças a Deus!!!!

      Delete
    2. Eu fui ao lançamento do livro da Narcisa Tamborideguy há um tempão e estive com ela na casa da Liliane. É assim mesmo " ai que loucura", o tempo todo. Vim pra cá pra relaxar, tive péssimas notícias agora. O meu amigo está piorando e eu adoro ele. Como me ajudou aqui no blog. Snif...muitos e muitos.

      Bjs Leonor.

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)