Thursday, May 2, 2013

Não é aconselhável, diz Manoel de Barros...


Fazer pessoas no frasco não é fácil]
Mas se eu estudar ciências eu faço.]

Sendo que não é melhor do que fazer
pessoas na cama
Nem na rede
Nem mesmo no jirau como os índios fazem.
(no jirau é coisa primitiva, eu sei,
mas é bastante proveitosa)

Pra fazer pessoas ninguém ainda não inventou nada melhor que o amor.
Deus ajeitou isso pra nós de presente.
De forma que não é aconselhável trocar
O amor por vidro.

De Manoel de Barros: O amor.)





Mais lindezas do grande Manoel de Barros:

"O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa".
"Tenho abundância de ser feliz,  por isso meu quintal é maior do que o mundo".
"Só uso a palavra para compor meus silêncios".
"As coisas que não têm nome são mais pronunciadas por crianças".
"A minha independência tem algemas".



                                                                        
Disclaimer
Eu tenho uma admiração muito grande pelo poeta Manoel de Barros e uma vontade enoooorme de conhecê-lo.Já até planejei para o fim desse ano realizar esse sonho, e contarei  com a ajuda de um amigo querido que é vizinho do poeta..
Muitos apontam Manoel de Barros, como o maior poeta vivo da língua portuguesa,dezenas de escritores e poetas importantes o veneram, mas ele não se influencia por tais opiniões ou rótulos.Vive sua tranquila rotina em sua casa em Mato Grosso do Sul,estado que adotou há décadas. 

Um fofo, esse Manoel de Barros.:)



Calypsita rsrsrss



Para acompanhar Manoel, deixo um outro cientista da palavra,esse sabia muito sobre samba. Lamentavelmente,virou estrelinha na semana passada:o grande  Paulo Vanzolini. 
Quem canta é Toquinho,(link) outro que admiro muito e, vira e mexe, está sempre aqui no Renascendo,




Bom fim de semana!
Um beijo
Lau






Fontes :  Memória inventada de Manoel de Barros/O Fazedor do Amanhecer (2001)/Os deslimites da palavra.

Imagem; Glass in the Water, by Pix.(Com licença poética) :) A imagem é meio surreal, mas gosto muito de água...em movimento,diga-se de passagem. Água parada, estagnada, não é saudável...é abrigo de bichinhos,e das larvas do mosquito da "dengue". 

18 comments:

  1. Oi Lau
    Manoel de Barros tem toda razão, fazer pessoas é melhor na cama, mas às vezes a única alternativa é o frasco, ainda bem que existe senão muitos casais estariam frustrados.
    Não consegui ouvir a música.
    Bjux

    ReplyDelete
  2. Oi Wanderley,concordo com você integralmente. Quantos e quantos tiveram que lançar mão da fertilização in vitro. Conheço várias pessoas. Ainda bem que a ciência evoluiu e permitiu essa possibilidade.Mas o que me encanta no poeta Manoel de Barrros é justamente essa visão infantil.Uma criança jamais entenderia que fazer uma criança num vidro daria certo. Já em relação o rio ele o compara a um vidro mole. Quando que um vidro é mole? São as falas infantis dele. Quer dizer, eu vejo assim.Manoel brinca com as palavras.Quanto ao video, testei em 3 programas e consegui abrir. Que pena,essa letra é linda.Tente depois,se puder.

    Bjuxx e obrigada por sua visita. Boa noite!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Errata: Wanderley, eu quis dizer" já em relação ao rio".
      Bjuxx e bom dia!

      Delete
  3. Oiiii Lau! :)

    Muito bonito a interação do copo de água com a colher.

    O Amor é o condimento certo para se criar pessoas com bom coração e com a missão de fazer a diferença e mudar o mundo.

    Gostei da postagem, foi bom vir aqui!

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi amiga querida, tudo bem? :) Bom Diaaa!! Também achei muito interessante Fala,essa imagem.Como fala!!! Quer coisa mais pura do que a água límpida...

      Perfeito,menina antenada. Queiram os deuses do bem que esse mundo seja povoado somente de gente de/com corações que faça( a gente), a diferença.

      p.s. Lembrei agora, ao te ler,do meu post "Odisseia". Aqueeeele do Drummond.:)
      Obrigada pela visita.Adorei!! Nos vemos lá.

      Beijoooos

      Delete
  4. Lau, que bom estar de volta, adorei esse poema. Não vou sai daqui tão cedo, perdi muita coisa sua, minha amiga. Mas agora estou de volta firme e forte. E já vi que você também está.
    Beijos, minha amiga querida.Que Deus te proteja.
    Vou la ver os outros que perdi.

    ReplyDelete
  5. Voltei porque eu estava mostrando pra Re a sua imagem e ela achou interessante o seu alerta contra a dengue.Você é muito divertida, amiga.kkkk A dengue derruba a pessoa. Já tivemos em 2011.

    Estou adorando e me distraindo, passeando pelo blog.
    Bjosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) É a minha mania de querer alertar. Nem fale em dengue. Se tenho outra vez sou expulsa de casa. :) Haja paciência com " dengosa". .:)
      Parece que passou uma " truck" daquelas enooormes por cima da gente.

      Beijo pra você, Beijo pra Re. Graças a Deus que vc tá bem, super feliz com a visita. :) < 3

      Delete
  6. Oiiiii, que surpresa boa!! Estou muito feliz em te ver aqui. Que bom que você gostou. Fique à vontade, a casa é sua. :) Já vi seus outros comments. Adorei!! Desculpe te abandonar aqui, cheguei cansadinha.
    Beijooos

    ReplyDelete
  7. Só passei para deixar um beijinho.
    Feliz dia da mãe!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mary, boa noite! Obrigada, querida amiga. Aqui no Brasil,será no próximo domingo.Você foi a primeira a me cumprimentar.:) Adorei!!
      Amanhã vou te visitar.

      Beijooos e obrigada por sua carinhosa visita.

      Delete
  8. Cara Lau,
    fabuloso esse poema de Manoel de Barros. Obrigado por me ter dado a oportunidade de o conhecer.
    Abraço

    ReplyDelete
  9. Cara Lau,
    fabuloso esse poema de Manoel de Barros. Obrigado por me ter dado a oportunidade de o conhecer.
    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá caro Doutel,boa noite! Que bom que você gostou. E eu apreciei o adjetivo que você utilizou. Manoel de Barros é fabuloso mesmo.
      Eu que agradeço a sua visita sempre amável e sempre bem-vinda.
      Um abraço

      Delete
  10. *Ana quem fala: Oi Sogrinha, que interesante essa imagem.Só podia ter água.kkkk Como gosta de água! Adorei o poema. Vai conhecer o poeta sim que tomo conta da sua casa . A sua parceira Rafaella está toda empolgada com a viagem.
    Amei nosso domingo, que farra heim?
    Beijos Love you.

    Deus te proteja..♥

    ReplyDelete
  11. Opa...ganastar... :) Bom Diaaaaaa, Aninhaaaa!! :)
    Tudo ótimo, né? Pois é...verdade :).Vamos sim .
    O poema é lindo, o poeta é um fofo. E a água purifica.
    Obrigada pelo carinho e pela visita.
    Beijoooos
    Love you too.
    p.s Deu me proteja e a todos nós. ♪♪♪...Batuquemos, :)

    ReplyDelete
  12. Manoel de Barros... Ah ! Quanta beleza !

    Querida amiga, você não vai publicar a sua foto da entrevista com o rei da Holanda aqui no blog ?

    Publica, Lau, seus amigos precisam ver isso !
    Beijosss

    ReplyDelete
  13. Oi Le, só beleza, concordo.Como gosto dele,da simplicidade dele, do vocabulário (próprio) ...Amo!! .
    Ahaha... já publiquei no blog-laboratório e no face. Vou pensar no assunto, amiga..:)

    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)