Monday, August 19, 2013

"Lavadeiras de Moçoró II " (Série Agosto -Contos com Drummond)

                                                 
                            (Lavandiere 1860-Paul Guigou)

Entre as lavadeiras de Moçoró, Luzia se destaca.Sua pele é de ébano polido, reluzente, e dizem que roupa lavada por suas mãos, não há brancura que a suplante em todo o Norte.

A pedra que Luzia recebeu de sua mãe, e esta de sua avó, faria inveja às outras lavadeiras,de tão grande e listrada de veios de cor, se Luzia não fosse tão boa colega.

Frequentemente cede à sua pedra à vizinha que namora com os olhos uma coisa tão importante e boa de nela se bater roupa. Enquanto isso Luzia afasta-se,fica pensando no marinheiro de Santos. Por que marinheiro, por que de Santos? Porque sua sina é casar-se com ele.Segundo anuncia o sinal escrito na pedra.

Luzia nunca saiu de Moçoró, e de marinheiros em geral tem escassa  notícia.Mas Rufino a espera em Santos, é a pedra que o diz, lida e interpretada pela comadre de Luzia, que sabe a lição das coisas e nunca errou nos vaticínios.

Lá vai Luzia a caminho de Santos, as colegas choram ao apitar o vapor.Luzia tem lágrimas nos olhos empapuçados e vermelhos. Na pedra ninguém tocará, é  a pedra de Luzia, encantada. Salvo se a comadre descobrir nela novo destino.

(Carlos Drummond de Andrade) (link de poemas sem erros)


 Para acompanhar meu parceiro Drummond deixo Sampa com o grande Caetano Veloso.








Recadinho
 Na semana passada estive em São Paulo-Sampa- na Labace 2013 , que acontece no antigo terminal da VASP em Congonhas e, num intervalinho que tive,visitei a exposição inédita de Lucien Freud  (link)sobre "Corpos e Rostos",que acontece aqui. .
Show! Adorei!



Bom Semana para os amigos que me visitam
Um beijo
Lau



Fonte: Contos Plausíveis-Carlos Drummond de Andrade- pág.97-Editora Record
Aqui tem tudo sobre Caetano-Cae-Caezinho. :)
Já sobre o pintor Paul Camille Guidou, clique aqui.

12 comments:

  1. Oi amiga,saí agora do facebook e vim pra cá.Lau,meu bolo ficou bonito amiga lá no facebook. kkkkVocê e mil !!!!!Eu que te agradeço.Adoro todos vocês e fiz com carinho,já disse lá.
    Adorei esse conto do Drummond.Se fosse hoje em dia eu ía aconselhar a Luzia a andar com um olho grego.O que tem de mulher abandonada por aí,coitada da Luzia íam meter um olho na viagem dela. kkk.
    Meus parabéns,Lau, sempre caprichosa nas suas publicações.Não conhecia esse pintor.Muito linda a tela.Quero te dizer também que sentimos sua falta na semana passada, mas sabemos que era importante pra você e ficamos felizes de saber que você aproveitou bem a viagem .
    Bjsssss, querida amiga.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi amiga. rsrs, seu bolo fez mais sucesso do que a minha "selfie". :)
      Muito interessante a leitura que você fez do conto do G.R.A.N.D.E., do inigualável, do "hors concours", do meu L.I.N.D.O parceiro Drummond.
      Também amei a tela.
      Um beijo e obrigada,mais uma vez,pelo delicioso bolo e por sua visita sempre gentil.

      Delete
  2. Oi Lau
    Tomara que a pedra esteja certa, e Luzia não se desaponte.
    Linda semana para você.
    Bjux

    ReplyDelete
    Replies

    1. Oi Wanderley, tomara mesmo. Salvo se :) furar a previsão da "comadre", né Wanderley? Aí, tadinha da Luzia...
      Esse Drummond ... não é fácil.

      Bjux e obrigada pela visita.


      Delete
  3. ¡¡¡Que bonito cuento de la Lavandera de Moroco!!!
    Es una maravilla leer este Texto tan bonito.
    Abraços e beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hola Pedro Luis, só tenho a concordar com você. Acho Drummond perfeito, e ele era insubordinado mentalmente, sabia? Aí é mesmo é que se tornou irresistível. Não há quem não se apaixone por ele.
      Adorei seu post de viagem, Pedro. Obrigada por sua visita.
      Besos e abrazos,amigo gentil.

      Delete
  4. * Oi Sogrinha, bom dia! Ainda curtindo saudade da Ticia, sei que está. Estou te achando muito paradinha kkkk ou então está preparando alguma, te conheço, te conheço. Esse conto do Drummond é muito bonito mesmo. Coitada da Luzia, cheia de mocréias com inveja dela. A inveja é uma m&@%#€¥*+... Tomara que essa Luzia se arrume, mulher abandonada é um perigo, vira stalker de carteirinha.kkkkkk E homem também, pensa que não????
    Amo Caetano, lembro da sua música" gosto muito de te ver leãozinho..." a que o teu filho canta qdo te encontra kkkkk.

    Bjsss e vamos trabalhar.
    Love you!

    ReplyDelete
  5. Poxa,desculpe,minha linda.Recebi o e-mail vim correndo.Estava na caixa de spam,sorry.O conto é bonito sim.E ainda sinto muita falta da minha gringuinha lindinha. ♥
    :) Shiiii...nem fale em stalker,corro dessa sub-raça,como diz o meu boss...:),seu querido,sei que continua sendo ...aheeee...

    rsrs Ele canta por causa do cabelo,que tenho pra dar e vender.rsrsrsrs Haja juba, graças a Deus!!

    Bisou, estou longe hoje,vc sabe.

    Obrigada pela visita. Love you too.

    ReplyDelete
  6. Espero que a pedra esteja com a razão. A Luzia encontre o Rufino e sejam muito felizes. Belo conto do Drummond! Excelente escolha!

    Quanto ao teu comentário, acho que as cabeças pensantes deveriam facilitar um pouco as coisas para aqueles que não esperam que caia do Céu e vão a luta em busca do tesouro.

    Beijos e uma ótima terça pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ReplyDelete
  7. :) Olá Furtado, gostei da sua força.:) Tadinha da Luzia, tb penso assim, temos que desejar o bem às pessoas. Já pensou se a Luzia não tem ninguém, né? Com o Rufino teria uma companhia. O que eu gosto no Drummond é que ele é o maior armador de his/ estórias :).
    Esse Drummond... é um gênio.:)) Faz uma salaaaaaada, mas dá o recado dele.:))

    Concordo com você, mas eles só dificultam, Furtado. Gostei do soneto. Dá pra viajar nele( no soneto). Desculpe te deixar aqui só, estava fora.
    Beijo, amigo, e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  8. Belíssima pintura de Guigou ;)
    E Drummond... Ah, Drummond !
    Ainda temos o prazer de ouvir Caetano e sua música maravilhosa.
    Por falar em Sampa...e amanhã ? Viaja outra vez ?
    Maravilha !
    Minha amiga, parabéns pelo bom gosto !
    Beijos, querida !

    ReplyDelete
  9. Oi Le amiga,vim correndo.:) Obrigada,querida,adoro que elogiem Drummond.
    Estou me preparando pra zzzz, acordo cedo. Sim, viajo. Amanhã será pra mais longe.:)Mas também terá diversão.:)))
    Viu no JN? rsrsrs Sei que você viu.
    Um beijo,Le,e obrigada por prestigiar Drummond.Obrigada pela visita.
    Boa noite,amiga.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)