Monday, September 8, 2014

"Nova série Crônicas de Drummond"



- Ouvi dizer que vai a Paris.
- Exato.
- A negócio?
- Não.
- Turista?
- Não.
- Missão política reservada?
- Não.
- Tão secreta assim?
- Não.
- Se não sou indiscreto...transa de amor?
- Não.
- Está muito misterioso.
- Não.
- Como não? Saúde, talvez.
- Não.
- Compreendo que não queira alarmar...
- Não.
- Busca apenas repouso.
- Não
- Fugir do trabalho, então.
- Não.
- Capricho do momento.
- Não.
- Tantos não devem significar um sim.
- Não.
- Significam sim. Vou repetir as hipóteses.
- Não.
- Temos pela frente uma indústria nova, de vulto.
- Não.
- De qualquer maneira, é financiamento internacional.
- Não.
- Então a coisa está ficando preta.
- Não.
- Está preta, e há jogadas que só em Paris.
- Não.
- Percebe-se alguma coisa no ar.
- Não.
- Não dá para perceber, mas há.
- Não.
- Mas pode haver a qualquer momento.
- Não.
- Nem hipótese?
- Não.
- Nenhuma nuvem distante, muito distante mesmo?
- Não.
- No ano que vem?
- Não.
- Ouvi mal?
- Não.
- Sendo assim, é segredo pessoal?
- Não.
- O coração é quem dita a viagem... eu sei.
- Não.
- Sim, sim. Pode confessar.
- Não.
- Hoje em dia essas coisas são públicas. Dão até cartaz.
- Não.
- Sei que não precisa disso, mas...
- Não.
- Por que não? Está com medo da imprensa?
- Não.
- Receia perder a situação social?
- Não.
- A situação financeira?
- Não.
- Política?
- Não
- Pois olhe, melhor é preparar o ambiente.
- Não.
- Claro que sim. Insinuar mudança em sua vida.
- Não.
- Discretamente.
- Não.
- De leve, só uma pincelada. Deixe comigo.
- Não.
- Não abro manchete nem boto aquela foto em duas colunas, aquela bacana, lembra?
- Não.
- Só cinco linhas.
- Não.
- Duas.
- Não.
- Mas tenho de dizer alguma coisa.
- Não.
- O senhor é notícia.
- Não.
- Pode dizer que não, mas é sim.
- Não.
- Puxa vida, o senhor hoje está medonho. Resolveu responder não a tudo que é pergunta minha?
- Não.
- Ah, é? Então vamos recomeçar: o senhor vai a Paris?
- Vou.
- E que é que vai fazer em Paris?
- Ver.
- Ver o quê?
- O Último Tango em Paris.
- E por que é que não me disse isso logo, homem de Deus?
- Você não me perguntou, por que eu havia de responder?

(Carlos Drummond de Andrade ,o Grande, in Viagem a Paris) 





Disclaimer:
“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” 
(Drummond quem diz. Dou "mó apoio"a meu parceiraço)



  Aqui,pra quem aprecia,há um belo som. E aqui mais uma viagem a Paris.


Bom dia,amigos!
Boa semana
 Um beijo 







Imagem by Pinterest
Fonte: De notícias & não notícias faz-se a crônica:
Drummond de Andrade: Companhia das Letras, 2013

12 comments:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk só mesmo o genial Drummond para escrever isso.
    Bjux

    ReplyDelete
    Replies
    1. Um gênio esse cara. D+!!
      Wanderley, não deixemos nossos blogs morrerem, te peço.
      Face agora é fora de moda.:) Minha neta quem diz.
      Bjuxxxx

      Delete
  2. Replies
    1. Se é, Lisette. Salvo se...:) Lembra desse conto dele aqui? rs
      Beijo, obrigada pela visita.

      Delete
  3. Muito divertido,Lau.....
    Só espero que você não demore quando viajar, amiga.
    Adorei você voltar ao seu blog,me distraio muito aqui.
    Bjoss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!!! É...põe divertido nisso. Obrigada por gostar do meu blog. Tb amo o meu fofinho!!!Q paixão te-nho pe-lo meu blog!!! 🍀🍀🍀🍀🍀
      Beijooos

      Delete
  4. Cara Lau,
    Coisas interessantes mesmo!
    Grande Drummond
    Abraço

    ReplyDelete
  5. Amiga,merci. À bientôt.
    Conexão péssima.
    Bisou

    ReplyDelete
  6. Boa noite, caro Doutel. Desculpe, seu comentário,que muito me alegrou, deve ter entrado qdo respondia à minha amiga acima. Estou entrando aqui somente agora. Drummond , com suas geniais tiradas, sempre foi um escritor modernista. É D+
    Amanhã vou lhe visitar. Um abraço e obrigada.

    ReplyDelete
  7. \lol/ Sensacional!!!!
    Ele deve ter vivido essa situação, muito bom !!!
    Bjocas, amiga.
    Com carinho
    Tarcisia Alucinógena do TRE :) rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Risos e risos, além da ansiedade em replicate seu gentil comment, Tarcísia Alucinógena do TRE. rsrsrsrs Essa foi muito boa. Bisou
      Estou sem net, só via phone aqui no retiro espiritual.

      Delete
  8. Que replicate é esse!, desculpe esse corretor Tarcísia
    Alucinógena do TRE. Leia "em replicar". + bisous

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)